segunda-feira, outubro 17, 2005

La Maison de Balzac

Desde que aqui cheguei desejo encontar a casa de Balzac e hoje, sem esperar, encontrei-a. Estava tão perto de mim, da "minha rua", do "meu café", da "minha padaria".
Ao entrar um arrepio...afinal trata-se do grande Honoré Balzac (1788-1850)! O sítio onde escreveu, durante semanas a fios, 19 horas por dia, a famosa "LA COMÉDIE HUMAINE",a sua última obra, que mais tarde viria a dar origem à "Divina Comédia", de Dante.
Falando de "SCÈNES DE LA VIE PRIVÉE", outra das suas famosas obras, Balzac escreveu a sua última obra e viveu a sua última paixão aqui, na rue de Passy! Morreu 5 meses depois de se tar casado com a sua musa, Hanska!Balzac escreveu um total de 400 a esta Mme ("LETTRES À MME HANSKA", "CORRESPONDANCE"), que não hesitou a casar com este depois de ter ficado viúva. Evidentemente que esta trágica hostória ficou para a vida e é razãp para dizer coitada da senhora que passa de viúva a viúva. Mas enquanto escrevia a sua última obra, balzac, homem de forte porte, escrevia à sua amada dizendo que trabalha entre 19 e 20 horas por dia e que a sua fonte de inspiração eram os litros de café que bebia, admitindo que, por vezes, nem tempo tinha para se lavar...outra coisa não se poderia esperar que não uma morte precoce.
Felizmente que as suas obras perduram, uma verdadeira herança viva e intemporal, obrigado, um verdadeiro regalo...
Onde andarão os Balzac´s de hoje...

1 Comments:

Blogger Softy Susana said...

que saber-te a aproveitar cada momento na cidade da luz! Que Paris te ofereça mais disso e amor suficiente para vires espalhar na blogosfera!
Beijinhos, saudades,

9:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home