sexta-feira, outubro 14, 2005

Futebol:contextualizador cultural ou fast-food??!


Em conversa com homens fui surpreendida relativamente ao assunto futebol. Eram dois e ambos admitiram que o futebol não passa de 22 gajos a correr atrás de uma bola, que só vêm e apreciam porque toda a gente vê, ou seja funciona como regulador social, Esta era a surpresa A) agradeço comentários!
B) trocavam qualquer jogo de futebol, QualQUER UM, por um ídolo musical!!!fantástico.No entanto acredito que isto não funciona assim com todos os adeptos e, sem querer ser má, principalmente com os benfiquistas. Agradeço mais comentários

2 Comments:

Blogger André Kaustico said...

Tendo sido um dos visados,vou tentar abordar as diferentes prespectivas do futebol.

O Futebol não se pode definir de outra maneira que não a historia dos "22 jogadores".O que o futebol é mesmo,depende de pesoa para pessoa,de clube para clube,de região para região,de pais para pais.
Para muitos,é uma confluencia cultural.Estamos já habituados quando falamos com um estrangeiro,mal sabemos de onde ele é,dizer qualquer coisa sobre o clube mais proximo dele,ou a respectiva selecção nacional.A maior prova de que o futebol pode ser isto,foi o Euro 2004,que nós,como bons portugueses,acolhemos calorosamente,tornando assim este torneio,o melhor alguma vez organizado pela UEFA.
Para outras pessoas é tambem campo para confrontos socio-politicos,principalmente vindos da extrema direita de cada pais.Qualquer jogo que envolva a Turquia com Inglaterra ou Alemanha,ou a Inglaterra com Italia ou Alemanha,Ou Brasil contra Argentina,traz à baila problemas entre paises que nada têm a ver com o futebol.Quem diz a nivel de selecções diz a nivel de clubes,como por exemplo a maior claque do Real Madrid,que é 100% composta por Nazis,ou a Lazio,que é uma instituição assumidamente fascista,que se orgulha de não contratar negros.Outro exemplo são paises como os da ex-jugoslavia,ou a Grecia,em que os confrontos são já uma coisa habitual.Esta é a parte negra do futebol.
Há tambem uma diferença entre ser adepto de futebol,e adepto de um clube.Eu gosto muito de futebol,mas raramente sou capaz de ver um jogo para a Liga Portuguesa,em que não jogue o FC Porto,ou que não seja um jogo de grande importancia para o meu clube.Porque para mim sentir o futebol é isto.Gosto de ver jogos da liga Inglesa e Espanhola,não perco um jogo do campeonato do mundo ou da europa,e vejos os jogos mais importantes da Liga dos campões,mas quando eu verdadeiramente vibro com o futebol,os momentos em que este jogo me faz alterar repentinamente o estado de espirito é a ver o meu clube.Ontem fui ver a selecção jogar,no estadio do Dragão,e não senti nem uma decima parte da emoção (seja ela de alegria seja ela de tristeza)como sinto quando vou ver os jogos do FC Porto.E sinto odio por instituições como benfica.Pela sua maneira de ver o futebol,e por toda a maneira como abordam o contexto do futebol portugues.Mas,e ao contrario de muitos,nunca me chatiei com ninguem por causa do futebol,não sou irracional aa esse ponto,nem odeio nenhum benfiquistas,tendo bastantes amigos afectos a este clube.Porque no fundo são apena "22 gajos a correr atras de uma bola".Neste contexto posso afirmar que o futebol não é contextualizador ou fast-food.É um meio de vivermos emoções.
Por ultimo vou abordar uma questão que para muitos pode parecer estupida,mas que faz muito sentido na minha região.O Fc Porto sempre foi uma luta para a projecção da região.Sempre teve como bandeira o anti-centralismo,que subjuga o poder economico da cidade às intenções de Lisboa.Já no passado no tempo do fascismo,era uma maneira de lutar contra o regime,que sobre a sigla de fatima futebol e fado,impunha o benfica a todo o país,distraindo assim as mentes do povo pouco culto para o futebol.Assim o ir ver um jogo do FC Porto(como acontecia com o Barcelona em Espanha)era um bocadinho de democracia que se tinha,no meio da opressão.Neste contexto o Futebol é um meio de afirmação regional e de luta.

Estas são as minha opiniões.Espero ter ilucidado muita gente,incluindo a minha querida Natacha.Quem gostar de futebol,ou simplemente esteja curioso,pode visitar um blog que tenho com uns amigos chamado "Tribunal do Futebol" cujo url é tribunaldofutebol.blogspot.com

10:32 da tarde  
Blogger André Kaustico said...

Esqueci-me do promenor do Idolo Musical.Não trocaria um concerto do meu idolo pelo futebol,pois,para mim, representa algo que está acima deste desporto

10:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home